sexta-feira, 3 de julho de 2009



Entenda de vez a celulite e monte estratégias para vencê-la

A celulite, inimiga do corpo perfeito, não é apenas horrível esteticamente. Ela é considerada uma inflamação das células. Na prática, a hipoderme fica bem mais grossa e a derme também incha. Estes fenômenos acontecem por conta do aumento dos adipócitos, as células de gordura. Com isso, há maior retenção de água nos tecidos causada por deficiência no sistema linfático. Isso tudo é um prato cheio para comprimir os vasos sanguíneos e debilitar ainda mais a circulação, fragilizando as fibras de colágeno e fibroblastos. Pronto, está formado o aspecto de casca de laranja! Some-se a este processo, sendentarismo, má alimentação e genética. Com a celulite visível e instalada, começa a neura feminina. Enquanto os homens passam ilesos a ela, as mulheres sofrem e ainda estão muito mais propensas ao problema do que eles. É que o corpo masculino é formado de maneira diferente. Eles possuem menos gordura e seus tecidos são dispostos de maneira diferente, de um jeito que a celulite não se forma. O importante é detectar os estágios e graus da celulite para correr atrás de uma melhora. O grau 1 é aquele em que a pele parece macia e fica com buracos apenas quando beliscada. O grau 2 já mostra a casca de laranja, mas apenas quando a pessoa está em pé. O grau 3 é o mais triste. Aquele em que a casca de laranja é vista o tempo todo e algumas mulheres até sentem dor por causa da má circulação.Além das causas já citadas e muito conhecidas, como hereditariedade, estresse, insuficiência circulatória e problemas digestivos, a postura também interfere. Além disso, falta de exercícios e sono, fadiga, roupas apertadas e banhos muito quentes deixam a celulite mais visível.Para resolver o problema, exercícios físicos e alimentação balanceada são regras básicas e fundamentais. Sem isso, nada mais funciona. Há também como recorrer aos cremes com cafeína e retinol, que estimulam os tecidos afetados. Por fim, a medicina estética já lançou muitos tratamentos que amenizam a casca de laranja. Velashape é um aparelho que vai a fundo na celulite. O Ultrashape destrói células de gordura como um todo, o que melhora bastante. A novidade é o Ultracavity, que segundo os dermatologistas cria microbolhas de ar, que perfuram as células adiposas em pequenas partes, fazendo com que elas se desintegrem e sejam absorvidas e eliminadas pelo próprio corpo. Por isso, o tratamento não interfere no cotidiano e o paciente pode voltar à sua vida normal logo após a sessão.


Como evitar a celulite

Por ser uma tendência pessoal, característica das mulheres, a celulite não pode ser totalmente evitada. Mas algumas dicas podem ajudar:
Como a obesidade está relacionada com uma piora da celulite, evite estar acima do seu peso ideal. Dietas milagrosas não existem, o mais importante é fazer uma reeducação alimentar, mudando os hábitos que levam ao aumento do peso.O sedentarismo não ajuda em nada. Para queimar calorias e evitar o acúmulo de gorduras, você precisa de atividade física. Escolha o exercício que você gostar mais. Um deles vai se encaixar ao seu ritmo de vida.Cuide também do emocional. O stress leva a um desequilíbrio de todo o organismo, diminuindo sua vontade de se exercitar e, muitas vezes, a alimentação é utilizada como uma forma de compensar a ansiedade. Não fume! O cigarro dificulta a circulação do sangue, aumentando a retenção de toxinas e dificultando a oxigenação dos tecidos.Beba bastante água (2 a 3 litros por dia). Isto estimula a função renal e a eliminação de toxinas.Cuidado com o sal, também é importante pois aumenta a retenção de líquidos no organismo.
Além disso, busque tratamentos alternativos dentro da estética com a utilização da eletroterapia e cosméticos e os associe a um trabalho de atividade física acompanhado por profissionais da área.

"NÃO ESQUEÇA, ENTÃO, DE PASSAR NO SPA BRAZILZEN PARA UMA AVALIAÇÃO SEM COMPROMISSO"!

Um comentário:

  1. Mônica, mais uma matéria muito interessante, acho ótimas as suas dicas. Beijos, Leila

    ResponderExcluir