terça-feira, 5 de maio de 2009

CUIDADOS ESTÉTICOS: CELULITE!!!

Um tormento feminino!

De difícil solução, com tratamentos mais atenuantes que efetivamente curativos. Podendo trazer distúrbios emocionais, provocando a queda da auto-estima, restrições sociais e afetivas.

A lipodistrofia gelóide (celulite) é uma afecção que afeta grande parte das mulherse. Sendo uma disfunção orgânica na qual ocorre uma alteração das caraceterísticas da derme e da hipoderme, resultando em modificações na estrutura dos tecidos. Essa alteração dá origem aos furinhos, dando à pele aspecto de casca de laranja, principalmente nos locais em que há concentração de gordura. A má circulação retém líquidos, dificultando a eliminação da água e das toxinas, que aumentam o volume das células de gordura. Essa células vão se enrijecendo e retraem as fibras de colágeno que as separam, causando um desnivelamento visível e antiestético.

De maneira geral pode-se delinear uma etiologia para a fibro edema gelóide, enumerando os fatores que provavelmente desencadeiam o processo:



  • genética


  • idade


  • desequilíbrio hormonal


  • estresse, fumo, sedentarismo


  • desequilíbrio glandulares


  • maus hábitos alimentares


  • disfunção hepática

A partir dos fatores citados criam-se perturbações hemodinâmicas locais, que podem:




  • aumentar a pressão capilar


  • dificultar a reabsorção linfática


  • favorecer a transudação linfática nos espaços intersticiais

Assim sendo, o tecido passa a reter maior quantidade de água (hidropexia), ocasionando um trânsito mais lento de líquidos na região, que associado a outros fatores, criam condições para à maior deposição de gordura (hidrolipopexia).


A celulite pode ser classificada clinicamente em 4 graus:




  • grau I- sem alterações do relevo na superfície da pele (assintomático)


  • grau II- irregularidade do relevo da pele visível somente pela contração ou compressão muscular


  • grau III- aspecto "casa de laranja"


  • grau IV- além das alterações do grau III, presença de nódulos, elevações e aderências aos planos mais profundos.

COMO TRATAR:


As medidas terapêuticas gerais visam orientação dietética, atividade física, correção postural e controle do estresse. O tratamento exige disciplina, e os resultados não são imediatos e na maioria dos casos deve combinar vários procedimentos.


Os ativos farmacológicos utilizados na terapêutica do fibro edema gelóide atuam no tecido conjuntivo ou na microcirculação podendo ser utilizados por via tópica, sistêmica ou transdérmica.


A energia necessária para atividade física, no tratamento do fibro edema gelóide, deve provir do sistema aeróbico, uma vez que o sistema anaeróbico apresenta como resultado do metabolismo o ácido lático que irá se depositar em um tecido já congesto.


São várias as modalidades de correntes elétricas que podem ser utilizadas no tratamento, sendo a sua indicação dependente das respostas fisiológicas desencadeadas nos diferentes tecidos.


Dentro do contexto do edema linfático, a estimulação elétrica neuromuscular é um dos recursos que promovem respostas satisfatórias, já que há um quadro de dificuldade para o retorno venoso linfático.


O uso do ultra-som está vinculado aos seus efeitos fisiológicos associados à sua capacidade de veiculação de substâncias através da pele.


A massagem vigorosa, na tentativa de romper os nódulos do infiltrado tecidual, removendo equimoses, é prova de um obscurantismo incurável. A massagem de drenagem linfática é de grande valia no tratamento do fibro edema gelóide, diante do quadro de estase sanguínea e linfática.



Um comentário:

  1. Oi, querida, não podia deixar de seguir suas orientações, e de me interessar pelo que você aborda: saúde, beleza e vida. Parabéns pelo blog e pela primeira matéria. Beijos, Leila

    ResponderExcluir